Gostaria de saber quais são os objetos que são usados nos rituais de Umbanda e suas significações?

Diversos objetos são usados em rituais na Umbanda de uma forma geral, principalmente nas práticas umbandistas com influência afro-ameríndia. Na corrente iniciática e cabalística (que é o nosso caso), que visa mais o conteúdo doutrinário, os objetos são usados apenas para dar suporte material ao ritual e para catalização e fixação de energias sutis. Escolhemos objetos naturais, confeccionados com esses elementos ou em sua forma natural, que possam ser imantados por essas energias, como metais, cristais de rocha, madeira, sementes, entre outros. Objetos de plástico, vidro, louça, etc., servem apenas para dar suporte ao ritual, como falei acima, não servindo para interagir fluidicamente com o ritual. Citarei abaixo alguns objetos mais importantes do nosso uso:

Guias ou Colares - são usados pelo médium ou iniciado para interagir fluidicamente com as suas correntes mediúnicas, potencializando o seu campo aúrico, com isso, aumentando a sua defesa psíquica. As Guias são confeccionadas com metais e outros elementos afins às correntes astro-psíquicas do médium e imantadas em ritual apropriado.

Ponteiros - objeto de metal pontiagudo, servindo para traçar sinais em superfícies que possam ser sulcadas, como chão de terra ou areia, assim como ser fincados em formas e representações ritualísticas. Há ponteiros comuns, tipo punhal, vendidos em casas de artigos religiosos, e há ponteiros confeccionados especialmente, como são os nossos. Os ponteiros tem uma representatividade elementar, ou seja, estão identificados com os quatro elementos (fogo, terra, água e ar), podendo ainda ter mais um para um quinto elemento que é o elemento centralizador e aglutinador, com função de ligação com princípios superiores. Cada ponteiro trás em si a forma geométrica que identifica o elemento, além de sinais afins.

Pemba - giz composto de elemento mineral natural, que serve para traçar os pontos riscados, sinais que representam uma determinada vibração espiritual. Estas vibrações são em número de sete e estão identificadas com cada um dos Orixás, podendo ter outras variações dentro de cada linha. Os pontos podem ser riscados no chão, tábuas ou toalhas, de acordo com tipo de ritual.

Assim como as Guias, o Ponteiro e a Pemba também são imantados fluidicamente em rituais próprios.

Existem diversos outros objetos que, embora não tenham significado simbólico, são importantes nas práticas umbandistas. Por questões de afinidades culturais e religiosas, algumas correntes umbandistas adotam imagens de santos da igreja católica e que são identificados com os Orixás, além de objetos herdados de cultos afros.

Como me referi acima, a Umbanda na sua versão esotérica iniciática e cabalística volta-se mais para o lado doutrinário e científico, embora alguns confrades de outras correntes religiosas teimem em propalar que a Umbanda é desprovida de doutrina. Estes, sem conhecimento de causa, fecham-se em seus casulos, mal enxergando os dedos dos próprios pés.